Cargando...

Queijaria artesanal Rosario Castaño, em Toledo, Espanha

A nossa queijaria elabora queijo de ovelha desde 1968 de uma maneira tradicional e antiga. Além da receita original elaboramos também queijos condimentados com toques de imaginação e criatividade, que constituem uma gama de queijos de autor, sem máscaras, sem aditivos, nem potenciadores de sabor. Um produto 100% natural.

A queijaria está localizada numa pequena rua, no coração da pequena aldeia de Herreruela de Oropesa, em pleno campo Toledano, numa comarca carregada de história e tradições, de gente dinâmica e empreendedora que sempre conseguiu manter, cuidar e proteger a sua cultura, os seus costumes e o seu meio rural. A queijaria foi construída em pedra e madeira, seguindo o estilo tradicional e completamente enquadrada no ambiente arquitetónico local.

foto de manos preparando el queso

De visita obrigatória se passa pela comarca de Talavera de la Reina, a nossa pequena queijaria artesanal alberga o precioso segredo familiar da elaboração do queijo de ovelha, feito de acordo com a receita original da modesta artesã do queijo Sra. Rosario Castaño. Ela soube transmitir perfeitamente à sua família, a memória e a paixão pelo queijo, assim como o mimo na sua elaboração e o saber-fazer de umas mãos curtidas pela tradição familiar, com um objetivo claro: oferecer o melhor produto a quem saiba disfrutar de um bom queijo de ovelha.

Se quer conhecer o meio rural e sentir na pele a nossa paixão por o queijo e os produtos naturais “de campo”, venha fazer uma degustação dos nossos queijos e cremes. A queijaria oferece um ambiente familiar e acolhedor, em que prima a atenção cuidada que converterá a sua visita numa agradável experiência para recordar para sempre.

Se deseja ampliar a sua visita, gostará de conhecer o Museu Etnológico de Herreruela (http://www.fundacionmuseodeherreruela.com).

mostrador y exposicion de quesos

Loja de queijos

Não poderá perder a visita à loja. Esta vai Surpreender-lo pela sua decoração requintada. Mergulhe na tradição queijeira passeando entre os seu objetos, utensílios e alfaias agrícolas que decoram as paredes e esquinas; observe o cuidado e a dedicação com que preparamos os nossos produtos para ofertas, convertendo-os em únicos e especiais.

Degustação de Queijos

Neste pequeno museu queijeiro e na companhia da Sra. Rosario e sobre uma antiga mesa de amassar enchidos, poderá provar os nossos queijos gourmet e a nossa gama de produtos, nos quais conseguimos conjugar inovação e tradição, transmitida com dedicação pelos nossos antepassados, de geração em geração, sem romper laços com a terra.

Missão e Valores da Queijaria

Tendo como base a tradição, queremos proporcionar-lhe uma experiência muito agradável e transmitir-lhe boas sensações com:

  1. A degustação de um queijo 100% natural com uma elaboração mimada.
  2. Uma alimentação diferente e saudável, com um produto livre de aditivos e intensificadores de sabor.
  3. Uma apresentação cuidada e com máximo detalhe, de todos os nossos queijos, cremes e caixas de presente.
  4. A flagrância do queijo de receita original, os sabores dos cremes ou a essência dos vários queijos de autor.
  5. A textura dos nossos queijos, dependendo do seu grau de curado e as nossas especialidades de autor.
  6. E claro, o sabor especialmente requintado e cheio de matizes, dos nossos queijos e cremes, que procuram ao mesmo tempo, surpreender e agradar.
mostrador y exposicion de quesos

Sra. Rosario: Maestra Queijeira

Olhos cinzentos, mãos gastas de sabedoria, personalidade alegre, princípios e valores firmes, com herança genética de Empreendedora, com maiúsculas, esta modesta “maestra queijeira” é Rosario Castaño.

Nos inícios dos anos oitenta, ela decidiu transformar a sua experiência, os seus conhecimentos e a sua tradição familiar de fazer queijo, no seu próprio trabalho e na sua profissão. Meteu-se no seu fato de “Maestra Queijeira” e pôs a queijaria a funcionar.

Estas são as histórias que devemos conhecer, que devem servir-nos de referência, as que nos devem guiar e sentir-nos orgulhosos.

Hoje, os seus filhos põem à sua disposição o resultado do seu trabalho e legado, para o vosso disfrute.

A "Arte de Fazer Queijo"

Já me contavam os meus avós sobre Sobre o são e produtivo costume de fazer queijo:

Pelo mês de Maio, quando a época de tirar os cordeirinhos chegava, fazia-se um curral artesanal no campo para a ordenha das ovelhas.

Durante três semanas fazia-se queijo, dirigido pela senhora ou alguma filha, ajudada pelas pastoras ou empregadas. Para pagar o seu trabalho recebiam um “trasteso” (ao pastor, um dia de leite pela ordenha, e à pastora, a comida e uma manhã de queijo).

O transporte do queijo à aldeia fazia-se em carroças de mulas, entre junça e samambaias. Eu sou avô e assim conto aos meus netos como conheci esta forma de fazer, desde pequeno.

Nota importante: nunca se produziu nenhuma intoxicação pelo consumo deste queijo.

PS: Aconselho que comam queijo feito com mãos artesãs, com a experiência dos avós.

A casa da queijeira,
que será queijaria

Autor: Justino Chico Castaño 



Como se elabora o nosso queijo / Como fazemos o nosso queijo

Como já fazia a Sra. Rosario, todas as manhãs, muito cedo, se recolhe o leite recém ordenhado e se refrigera durante um ou dois dias, para que madure.

Quando o leite está no seu ponto e preparado, aquece-se lentamente ao banho-maria, pelo nosso maestro queijeiro que, prestando-lhe a máxima atenção, observa constantemente a sua evolução, a sua cor e o seu aroma.

Durante este processo, o maestro queijeiro vigia que o leite se mova continuamente, para que se aqueça de forma homogénia.

Quando o leite chega à temperatura desejada, junta-se-ihe o coalho e se deixa repousar para que coalhe e fique duro.

Depois, o leite coalhado corta-se pouco a pouco, diminuindo o seu volume, até alcançar um tamanho pequeno, parecido a grãos de arroz. Chegando a este ponto, separa-se o que vai ser a massa de queijo do soro.

Quando se tira o soro, esses pequenos grãos de queijo vão-se unindo outra vez e formam a massa de queijo. É neste momento quando a massa se mete em moldes com gazes de algodão para que se molde e consiga a forma final de um queijo redondo, com o lateral desenhando texturas de pleita, como os queijos que a minha família elaborava com cintos altos feitos com tranças de esparto ou palha, para juntar e apertar a massa do queijo.

Depois mergulham-se em água fria com sal, durante bastantes horas dependendo do seu tamanho. Para terminar, tiram-se da água salgada, deixam-se escorrer e ficam a madurar lentamente, a uma temperatura e humidade óptimas, sempre controladas pelo maestro queijeiro.

mostrador y exposicion de quesos

É distribuidor? Tem uma loja de revenda?

Temos uma grande flexibilidade e capacidade de atender todos os tipos de pedidos e chegamos a quase todos os sítios da geografia. Os nossos principais clientes são tanto os vizinhos que conhecem a nossa forma de elaborar, como visitantes de outras regiões ou países que visitam Toledo e decidem ir a Herreruela para provar um bom queijo, cheio de tradição.

Também temos uma variada e cuidada apresentação de queijos, especialmente elaborados para eventos especiais. A nossa excelente gama de queijos justifica que os nossos produtos sejam a melhor opção para preparar e apresentar uma mesa ideal de queijos.

Para pedidos grandes ou especiais, contate-nos diretamente.

Agradecemos a sua visita à nossa loja on-line e por querer conhecer o nosso pequeno negócio familiar.

Vemo-nos na Queijaria Rosario Castaño!

mostrador y exposicion de quesos
Este sitio Web utiliza cookies propias e de terceiros para melhorar os nossos serviços, elaborar informação estatística, analizar os seus hábitos de navegacião, permitindo-nos personalizar o contenido que oferecemos e mostrar-lhe publicidade relacionada com as suas prefêrencias.

Política de Cookies