DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O 8 de Março é um dia para comemorar, recordar e dar visibilidade a todas as mulheres, pela sua participação na sociedade e no seu pleno desenvolvimento como indivíduos.

Nós, em particular, queremos focar-nos nas mulheres rurais, na nossa terra e em toda a Espanha.

Mulheres rurais das quais ainda fazemos parte, hoje tristemente de uma Espanha vazia, porque Rosario Castaño foi uma das muitas mulheres que nasceram na sua aldeia, cresceram e estudaram na escola da aldeia, ajudaram nas tarefas de casa e do campo, da sua família. Formou a sua própria família e criou o seu próprio trabalho com os recursos oferecidos pelo campo. A sua pequena empresa de Fabricação de Queijo Artesanal de Ovelha, que hoje os seus fillhos continuam, sob o seu olhar atento e supervisão.

Esta maestra queijeira, tal como outras grandes mulheres rurais e artesanais, tem sido capaz de transmitir perfeitamente a sua experiência e o seu know-how, para que possamos desfrutar de um grande queijo de ovelha, como os de antigamente: autênticos e naturais. E também com o seu trabalho e com a sua pequena empresa artesanal, tem conseguido difundir e divulgar a nossa aldeia e os nossos produtos artesanais, recebendo todos os dias visitantes e amigos de outras partes da nossa região e do resto do pais. Nos nossos rótulos, no nosso site e nas redes sociais, pode ver a nossa marca "Rosário Castaño, El Queso de Herreruela".

Mas o seu dinamismo, o seu amor e entusiasmo pelo seu povo não lhe permite ficar de braços cruzados com a perda de população e da atividade económica. Hoje, vê a sua pequena loja de queijos artesanais seguir o seu curso e adaptar-se aos novos tempos. Hoje, esta mulher empreendedora e rural, juntamente com outras mulheres, tem um novo desafio "espalhando, colaborando e apoiando a nossa história rural", e fazem-no com a sua participação voluntária no funcionamento de um lugar que alberga a cultura popular e as tradições do nosso povo e da região, referimo-nos à Fundación Museo Etnological de Herreruela. Museu ao qual encorajamos visitar para saber o que fomos no passado e a refletir sobre o que queremos ser no futuro.

Outro exemplo da contribuição destas mulheres rurais para a luta pela incorporação das mulheres no trabalho e o papel das mulheres no mundo rural, podemos ver noutra das suas grandes facetas o trabalho de Lagartera. Costureiras e bordadores que nos deixam sem palavras com os seus pontos em telas de fio como verdadeiras obras-primas, dignas do lugar que os guarda na Casa Museo Marcial Moreno Pascual de Lagartera. Museu da Casa que é uma réplica de uma típica casa de aldeia, com seus quartos e cantos embebidos de história.

Há muitos lugares e áreas em que estas mulheres têm uma contribuição indiscutível e presença eficaz nos nossos povos, nas suas variadas facetas como organizadoras, emissoras, trabalhadoras, colaboradoras, corajosas, inovadoras, engenhosas, protetoras e inteligentes.

Vamos fazer de 2020 um ano decisivo para as mulheres em todo o mundo.

Vamos celebrar este dia juntos!

Notícias