Adaptação ao mundo digital das empresas rurais durante o Covid-19

Muitas das nossas pequenas empresas rurais abrem as portas todos os dias para atender os nossos clientes da aldeia, da região e especialmente das grandes cidades, que nos visitam nos fins de semana, feriados, férias, etc. Sem esses clientes as nossas empresas não poderiam sobreviver, inclusive a sua existência não faria sentido num ambiente rural cada vez mais despovoado.

Mas na substituição geracional de muitas dessas empresas rurais familiares, como a nossa Quesos Rosario Castaño, sabia-se que seria necessário mudar a maneira de trabalhar, adaptar-se a novos tempos, abrir mercados em todo os país e no resto do mundo (se possível). E que a maneira de fazer isso era digitalizar as suas empresas, os seus negócios e tornar-se visível através das redes sociais, plataformas de vendas on-line, adaptar-se a novos hábitos de consumo e conectar-se com seus clientes, onde estejam.

A transformação digital da economia internacional mudou o comportamento dos consumidores. Mudanças nos seus hábitos, tanto na forma como no local de consumo, como nos meios de compra, aceleraram exponencialmente.

Para empresas como a nossa, saber onde o cliente está para dirigir-nos a ele, e ao mesmo tempo, que os nossos clientes saibam onde encontrar-nos, é um grande desafio, dada a incerteza da situação que se continuará a viver a curto e médio prazo.

A loja física deixous de ser o ponto de compra mais importante para os nossos clientes, agora o carrinho de compras está no telemovel ou na tablet e é vital para nós saber-lo.

O processo de digitalização da nossa pequena queijaría artesanal de elaboração de queijo de ovelha começou em 2016, com a criação de um novo web site e com uma loja online. Também abrimos a nossa conta em Facebook, Instagram e Twitter.

Mas foi em Janeiro deste ano 2020, quando lançámos a nossa nova web móvel e loja online em dois idiomas, espanhol e português, projetados para dispositivos móveis, graças à Câmara de Comércio de Toledo que, com o Programa XPANDE Digital apoiou o desenvolvimento do nosso processo de internacionalização e digitalização.

Graças a todo este processo de mudança digital que tínhamos iniciado, conseguimos adaptar-nos muito rapidamente à nova situação vivida durante o estado de alarme, e possibilitamos aos nossos clientes continuar a comprar e desfrutar do melhor queijo de ovelha artesanal, com o mesmo tratamento pessoal e excelente serviço, que se podem ver nos comentários dos nossos clientes.

Estar conectado aos nossos clientes através das redes sociais e da loja de online tem sido um desafio que superámos graças à lealdade e confiança dos nossos clientes. O seu apoio ajudou-nos a continuar a trabalhar e conseguimos oferecer-lhes um serviço mais personalizado e adaptado às suas necessidades.

Esta conexão digital com nossos clientes serviu de exemplo para uma reportagem da RTVE 1, que nos entrevistou em 10 de Julho, publicando-a em: TVE 1, TVE Noticias Regionales y Radio Nacional de España.

Vídeo 1 https://www.youtube.com/watch?v=0NC7JSJbjFo

Vídeo 2 https://www.youtube.com/watch?v=gNCHReTyBbY

Estamos muito agradecidos por os nossos queijos de ovelha artesanais terem-se convertido no melhor presente de gratidão e carinho para os nossos clientes nestes tempos difíceis em que fomos separados das nossas famílias, amigos e companheiros.

Sem dúvida que o maior valor de uma pequena empresa familiar como os queijos Rosario Castaño são «os seus clientes».

Obrigado por ser nosso cliente

Alicia Trigueros Castaño

Queijos Rosario Castaño 

 

        

Notícias